Olá Pessoal!!!
Esta é a continuação do post anterior "Véu Wings Parte 1 - Origem"
Quanto ao passo a passo quero dar uma explicação antes de iniciá-lo. Este passo a passo foi eu que criei quando estava tentando fazer uma asa pra o grupo de dança que participo, não sei se o Veu Wings faz exatamente dessa maneira, mas com esse passo a passo o véu fica idêntico ao comprado nas lojas (verdade mesmo gente!!).
Bom, breve histórinha rsrsrsrs. Estava eu querendo fazer uma asa de anjo quando me deparei com algumas coreografias gospel que usavam este véu, primeiramente eu fui ver quanto custava, pois queria comprar alguns para o grupo que participo, gente cai de costas quando vi o preço kkkkkkk, eles eram muito caros. Depois, como não tinha dinheiro pra comprar rsrsrsrs, resolvi ver alguns passos sobre como fazê-lo, mas pra minha surpresa não encontrei praticamente nada e o que encontrava era pouco detalhado, fiquei triste demais ='(. Enfim resolvi tentar eu mesma fazer kkkkk.
Depois de muito estudar a peça pelas fotos da internet percebi que o véu nada mais é do que uma saia godê kkkk, (podem achar loucura mas é sim rsrsrsr, principalmente os não plissados), pois é gente, foi ai que eu pensei "matei a charada desse véu" (ou pelo menos acho kkk), e decidi colocar a mão na massa e começar a costurar ele. (Fim da breve história rsrs)
Fiz uma atualização no post (Coloquei mais algumas informações de buscas que fiz e atualização no PAP) depois de enviada uma dúvida da nossa amiga leitora Monaliza, obrigada Monaliza, que Deus te abençoe pela sua contribuição com o blog!! =).
Atualização:
Existem dois tipos de véus wings: o egípcio e o argentino. O mais comum é o egípcio, possui um velcro para ser preso no pescoço e a asa partida, limitando seu uso como asas. O argentino não tem isso, é um tecido inteiro. Dá mais trabalho na hora de manuseá-lo, mas dá mais opções de uso. (Retirado do blog páginas de amor)
Agora chega de enrolação e vamos ao passo a passo!!
Material Utilizado:
- Musseline colorido ou liso - 2 pedaços de tecido com 3x1,50 (Pode ser seda também, aliás pode ser qualquer tecido que não seja pesado e que seja fluido nos movimentos rsrsrs, use sua criatividade, pois a costura não tem limites e se der errado tenta de novo, pois foi isso que fiz rsrsrs. Ahhh, só pra ressaltar, não testei com tecido plissado então neste tecido não sei se o passo a passo dará certo rsrsrs)
- Musseline da mesma cor da asa para fazer a gola: uma tira de 20 cm de largura por 35 cm de comprimento (o comprimento varia de acordo com o pescoço)
- Tesoura
- Fita métrica (já sabem o olhômetro!!);
- Agulha e Linha (Da cor do tecido)
- Velcro 10 cm
- Elástico largo (10 cm de largura) - 30 cm
- Elástico fino (5 cm de largura)
- Vela
- 2 bastões de 1cm de diâmetro e 40 cm de comprimento (preferencia de plástico)
Como Fazer:
Como este passo a passo é longo vou dividi-lo em etapas pra ficar melhor explicado.
1ª Etapa - Cortando as Asas
Gente lembra do passo a passo da saia semi godê aberta, pois é nós vamos fazer bem parecido com ele (a diferença é que ao invés da medida da cintura é usado a medida do pescoço rs.) e vamos repetir duas vezes, pois se juntar-mos duas saias semi godês teremos uma saia godê completa que é o que usamos para fazer o véu wings rsrsrsrs.
Primeiro passo: abra o primeiro pedaço de tecido no chão ou em uma mesa
Segundo passo: dobre o tecido ao meio.
Observação: O lado na imagem abaixo onde está a linha verde tracejada é o lado onde o tecido foi dobrado. Onde está a seta vermelha é onde estão as pontas do tecido. É muito importante seguir o passo a passo a risca, pois quando formos cortar o tecido se tiver dobrado errado o corte não dará certo e a peça se dividirá em dois pedaços!!!!!
Terceiro passo: Com o tecido dobrado ao meio dobre a extremidade da direita superior com a esquerda inferior, ficará igual a um triangulo retângulo rsrs. Ficará assim o Triângulo:
Quarto passo: Meça seu pescoço e divida por 8 (exemplo: Pescoço 0,20, tamanho a ser riscado na peça = 0,20 / 8 = 0,025 ou seja 2,5 cm) e risque a medida do pescoço no canto superior direito do retângulo como se fosse um compasso e depois corte.
Quinto passo: Risque a barra da asa (para ficar arredondada) colocando a fita métrica no canto direito da medida do pescoço e riscando como se fosse um compasso para o lado esquerdo da asa e depois corte. Geralmente coloco um pesinho na fita (como se fosse o circulo marrom) e vou movimentando ela em direção ao outro canto (como está na seta verde).
Ficará assim
Importante: Não mexer no tecido durante o processo e seguir o passo a passo como descrevi, caso contrário como disse anteriormente o corte ficará errado.
Sexto passo: Abra o tecido e queime as beiradas com a vela. Não se preocupe, pois nesse momento o tecido dará a volta na metade do seu pescoço e assim mesmo, depois iremos franzir o tecido pra ficar menor.
Importante: Ao colocar os tecidos das asas no seu pescoço se eles estiverem arrastando no chão quer dizer que ficaram grandes demais, neste caso você deve cortar a barra da asa até a altura da canela (a linha verde da próxima imagem é a altura da canela).
Repita o mesmo passo a passo acima para o 2º pedaços de tecido.
Atualização PAP: Para fazer a asa inteira costure as duas partes de tecido cortadas anteriormente conforme seta verde na listra vermelha da imagem abaixo.
Pronto temos as duas partes da asa. Reserve-as
2ª Etapa - Colocando o Bastão nas Asas:
Agora vamos costurar o bastão. (Tome cuidado para não costurar do lado Direito, tem que ser o avesso da peça que é o que ficará pra dentro.).
Importante: Antes de colocar o bastão
é bom medir o tamanho dele, pois tem pessoas que são mais baixas e pessoas que são mais altas, então para ficar certinho medir é importante. O tamanho do bastão que eu citei no inicio eu medi em mim mesma, (Ele é medido assim: esticamos a mão e medimos o tamanho da diferença entre o fim da mão e o final da perna, pois a asa pega no chão) na imagem abaixo dá pra entender melhor, a linha vermelha é o tamanho do bastão, a linha verde é a altura da asa..
Asa direta: Primeiro vire a primeira asa (Asa direita) pro lado avesso e faça uma bainha larga em todo o lado esquerdo da peça. depois insira o bastão no final da peça (O bastão é a linha marela) e alinhave a parte onde o bastão termina para firmá-lo (Linha azul indicada por seta vermelha menor). O bastão deve ser pregado no fim da peça, depois da medida do braço, se não, não terá como segurá-lo.
Asa Esquerda: Primeiro vire a segunda asa (Asa esquerda) pro lado avesso e faça uma bainha larga em todo o lado direito da peça. depois insira o bastão no final da peça (O bastão é a linha amarela) e alinhave a parte onde o bastão termina para firmá-lo (linha azul indicada pela seta vermelha menor). O bastão deve ser pregado no fim da peça, depois da medida do braço, se não, não terá como segurá-lo.
3ª Etapa - A Gola
Primeiro passo: Meça seu pescoço e coloque mais 10 cm corte no comprimento da tira essa medida. Pegue a tira do pescoço (já cortada no comprimento com a medida encontrada) e dobre ao meio no sentido da largura do lado do avesso.
Segundo passo: Costure as duas pontas e desvire deixando a costura para dentro e o tecido do lado direito (A linha laranja representa onde a costura foi virada pra dentro). Pode ser com agulha e linha ou com máquina de costura. Eu prefiro na máquina, pois é mais rápido e prático.
Terceiro passo: Na medida da gola corte o elástico largo.
Quarto passo: Insira o elástico dentro da gola que você costurou (como indicado na seta vermelha o retângulo rosa é o elástico passando dentro do vão da gola), feche as pontas da gola junto com o elástico. Eu coloquei o elástico para dar mais sustentação a gola, pois o tecido é mole.
Quinto passo: Costure um lado do velcro em uma extremidade da gola e o outro na outra extremidade. O velcro é grande mesmo para poder caber em pescoços com tamanhos diferentes. no final ficará: velcro 10 cm + pedacinho da gola no meio (10 cm) + outro velcro 10 cm.
Reserva a gola
4ª Etapa - Franzindo a asa e unindo tudo
Esta etapa é um pouco complexa, se você não tiver máquina de costura precisará de outra pessoa pra ajudar a fransir as asas.
Primeiro passo: Abra o tecido de uma asa
Segundo passo: Meça o elástico fino na parte do pescoço da peça (exemplificado na linha vermelha. Dará mais ou menos 10 cm se o pescoço for 20 cm, pois é o 1º tecido e tem o outro com a outra metade), depois corte o elástico (10 cm) e depois corte de novo ao meio. No fim ele ficará com 5 cm. não jogue a outra parte do elástico fora, pois ela servirá para a outra asa.
Terceiro passo (com Máquina de costura): Costure o elástico esticado na parte do avesso do pescoço depois solte, o tecido ficará franzido.
Terceiro passo (sem Máquina de costura): Peça para uma pessoa esticar o elástico de 5 cm até dar o tamanho da parte do pescoço do tecido. Com o tecido e o avesso dele sobre o elástico esticado costure com agulha (tem que costurar direitinho), depois solte e o tecido ficará franzido.
Repita os passos acima para a outra o outro tecido da asa.
Atualização PAP: Se for fazer o véu argentino franza toda a borda do tecido já costurado no meio. Conforme listra azul da imagem abaixo.
(Eu franzo para o tecido ficar certinho e a asa ficar bonita.)
Agora vamos unir as duas asas na gola
Primeiro Passo: Abra a gola com o velcro pra cima meça o meio dela .
Segundo Passo: costure a asa direita do lado direito do meio da gola.O bastão deve ficar para o lado direito.
Terceiro passo: Costure a asa esquerda do lado esquerdo do meio da gola.O bastão deve ficar para o lado Esquerdo.
Atualização PAP: No véu argentino você costurará o centro da asa já unida no centro da gola, depois costurará do centro para as bordas da asa na gola. conforme imagem abaixo.
Prontinho galera rsrsrs. UFA !!!!
Se o véu for egípcio ficará assim:
Se for argentino ficará assim:
Depois de pronta sua asa ficará parecida com essas (imagens da internet).
Asa partida - Véu Wings Egípcio.
Asa inteira - Véu Wings Argentino
Gente!!! A pedido das amigas leitoras coloquei aqui um pedacinho da apresentação que fizemos com o véu depois de pronto, espero que sintam-se edificados, assim como nós ficamos!!!
Observação interessante: Gastei com tudo isso 30 reais (fiz o véu egípcio), os tecidos achei de R$4,00 o metro o restante foi gasto nos elásticos e na linha. O véu pronto custa R$155,00 em média.
Se tiverem dúvidas me mandem um recado =)!!
Espero que tenham gostado, deixem seus comentários abaixo!!!
Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!!