men e submen

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Como Tingir Tecido em Degradê - Parte 2 (Tintas de Tecido)

Olá Pessoal!

Este é o 2º post sobre "como tingir tecido em degradê". Caso não tenha lido o primeiro post é só clicar aqui.

No post de hoje vou falar sobre a técnica com tintas para tecido.

Para tingir com estas tintas também é bem simples, mas se for usar a tinta para tecido normal tem que diluir a tinta em álcool liquido ou água (1 pote de tinta para 3 potes de álcool ou água, o álcool ou a água são medidos no potinho da tinta).

Importante: A quantidade de álcool ou água pode variar de acordo com a cor que você desejar, se quiser mais claro coloque mais álcool ou água, se quiser mais escuro coloque pouco álcool ou água.

A outra tinta que você pode comprar é a tinta "Aquarela Silk" (da acrilex). Esta tinta é para tecidos finos  (já que vamos fazer um véu com tecido fino como musseline ou seda), ela já vem diluída não necessitando mais nenhuma ação antes de começar a pintar.

Nesta técnica as tintas não se misturam, para utilizá-la primeiro você irá enrolar o tecido e umedecê-lo  com um pouco de água (imagem abaixo).


Você pode fazer um degradê bem unido na hora de passar de uma tinta para outra, procurando não deixar espaços em branco. Mas, se quiser, pode marcar onde ficará o degradê, para isto você pode amarrar o tecido com barbante ou liguinhas bem apertado (imagem abaixo). Nesta técnica ficará branco o local onde ficou o barbante, mas ela fica bem bonita.




Depois é somente pintar com a cor desejada (Imagem abaixo)

Importante: Tem sempre que limpar o pincel para passar de uma tinta para outra.
Para finalizar esperar secar completamente o tecido, abra-o e passe o tecido com ferro (cuidado para não queimar o tecido, pois ele é fino. rsrsr). Prontinho !!!

O bom desta técnica é que ela é mais simples do que a outra, já que não necessita de ir ao fogo. Além disto pode se fazer uma gama maior de pinturas no tecido, tudo depende de como você amarra o tecido. Use sua criatividade!!!

Segue abaixo um vídeo que encontrei no youtube, no vídeo a moça fez o degradê em um short, mas a técnica para o véu é a mesma (só muda o tecido rsrsrs). Ele também está bem explicadinho.


Segue fotos das tintas para tecido e aquarela silk para você saber como é a "carinha" delas quando for comprar:
Que seu ministério seja abençoado com mais este post!

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários abaixo!

Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!! 

14 comentários:

  1. Oi...
    A paz do senhor..Gostaria de saber se a foto em degrade que esta na sua publicação (Como Tingir Tecido em Degradê - Parte 1),é resultados desta técnica acima com barbantes? Pois lé vc postou uma foto do degrade em fogo..Aguardo resposta..Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nane paz do senhor!!!

      Desculpe a demora em responder estava em uma mini férias rsrsrsr.

      A degrade de fogo é resultado da técnica do vídeo que postei no final do post 1, ele não é igual a esta técnica com tinta de tecido onde usamos um barbante para amarrar o tecido separando os locais onde derramamos as tintas de tecido, ela é diferente.

      Na tecnica com corante fazemos todas as cores em panelas separadas (se forem muitas cores aconselho fazer por etapas, pois a água tem que estar quente) e vamos mergulhando o tecido da cor mais clara para a mais escura, ex: degrade vermelo e laranja, vou mergulhar todo o tecido branco na panela com corante laranja deixar só um pouco, o tempo de pegar uma cor leve (pois se não fica escuro demais e não dá certo colocar a proxima cor), depois deixo escorrer um pouco e mergulho somente metade do tecido na panela com corante vermelho (ai deixo mais tempo pra cor pegar bem). Ai o tecido ficará metade laranja, metade vermelho. Se você quiser fazer com mais cores como o que mostrei na foto do inicio do post 1 é somente você traçar as linhas imaginarias do seu degradê (ex: três cores - trace três linhas imaginárias e vá mergulhando do mais claro para o mais escuro)

      Lembrando, como eu coloquei no post, esta técnica só serve para cores complementares ex: amarelo, laranja, vermelho, preto. azul claro, azul, médio, azul escuro, roxo. Se tiver duvidas sobre cores complementares olha na tabela que está no primeiro post.

      Espero ter respondido suas dúvidas =). Se tiver mais alguma conte comigo.

      Excluir
  2. Estou querendo fazer, mas fiquei na duvida..Pois nesta postagem vc não publicou qual foi o resultado atingindo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nane, Paz do senhor !!!

      Neste eu não postei foto, mas o resultado fica igual o do short que está no vídeo. Se não quiser amarrar com barbante não precisa, é somente enrolar o tecido e traçar linhas imaginárias onde você derramará a tinta de tecido já diluida (não coloque muita tinta se não escorre), eu coloco o barbante pra facilitar na hora de colocar a tinta. Assim que possível, vou tirar uma foto e atualizo o post =).

      Excluir
  3. Oi!
    Tenho uma dúvida da pra levar o musseline ao fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça e paz!!!

      Não pode não, mas essa tinta de tecido deste post não vai ao fogo. A que vai ao fogo é na primeira parte do post, lá tem os detalhes.

      Se tiver mais alguma duvida me fale que eu te ajudo.

      Excluir
  4. Bom dia... pintei um tecido e ele ficou meio duro, tem algum produto q pode passar para amaciar o pano e ficar leve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá De mais charme !!!

      Se o tecido ficou duro, pode ser porque a quantidade de tinta para a quantidade de água/alcool foi muita, você usou a medida 1 de tinta pra 3 de agua/alcool?

      De modo geral o tecido fica um pouquinho mais duro, mas não é tão duro, e para amolecer mais e fixar a cor eu coloco na agua morna com sal por meio dia.

      Caso tenha alguma dúvida estou a disposição

      Volte sempre e fique com Deus!!!

      Excluir
  5. Gostei muito do seu passo a passo, não sei se poderá e ajudar, estou co ua duvida que não encontro e lugar nenhum, como tingir tecido para forminhas 100% viscose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá ANa,

      A paz,

      Desculpe a demora na resposta, acho que não entendi muito bem, o que são forminhas, mas se o tecido for viscose de algodão acredito que este processo funcionará também. Espero ter ajudado! volte sempre !!

      Excluir
  6. Olá! Gostei muito, mas fiquei com uma dúvida: após amarrar e umidecer o tecido, como você pintou o tecido, borrifando a tinta diluída ou usando um pincel? Essa técnica da pra fazer em tecidos de voal? A tinta usada é a de tecido comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a paz de cristo!

      Você pode colocar a tinta diluida ou com o pincel, só que com o pincel demora mais. Dá pra fazer em tecidos de voal, só tem que tomar cuidado com a liquidez da tinta porque se não o tecido fica duro. A tinta pe de tecido comum, mas vc pode usar a tinta "Aquarela Silk" (da acrilex). Esta tinta é para tecidos finos, ela já vem diluída não necessitando mais nenhuma ação antes de começar a pintar.

      Excluir
  7. boa tarde gostaria de saber os tipos de tecidos que posso usar pra tingir?

    ResponderExcluir