men e submen

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Você é um Bom Liderado?

Olá pessoal!

Hoje vou escrever sobre um dos desafios diários que existem na vida do(a) líder no ministério de dança: Os seus liderados.

Quando me tornei líder li muitos artigos sobre como ser um bom líder, pois tinha medo de não saber liderar bem e acabar disseminando desunião no ministério. Agora, após alguns anos liderando, posso dizer que existem os dois lados da moeda: um bom líder e um bom liderado. Não adianta ser um excelente líder se você não tem uma equipe que deseja ser liderada por você, e o inverso também é verdadeiro, não adianta ter uma excelente equipe se o líder não se empenha em lidera-la.

Ser um bom liderado é um pré-requisito para se tornar um bom líder no futuro. O bom liderado conhece suas responsabilidades e assume um compromisso não somente com o líder, mas com a equipe e com Deus. É importante ressaltar que a obra do Senhor não para por causa de um liderado desobediente e desinteressado, Deus sempre enviará novas pessoas que queiram fazer a obra, por isso cabe a nós estarmos no centro da vontade dele, pois nós dependemos dele e não o contrário.

Um fato que também deve ser lembrado é que se tornar um líder não significa deixar de ser liderado. Sempre haverá seus pastores e Deus nosso líder maior. Outro ponto relevante a se falar é que nem todos os liderados assumirão a posição de líder. Há aqueles que são conscientes desse fato porque sabem que não têm perfil para comandar uma equipe, há outros, no entanto, que têm mais ambição do que talento para assumir essa missão e há aqueles que de fato tem potencial e perfil para o papel de liderança. De qualquer forma nos três casos é necessário aprender a desempenhar o papel de liderado antes de ser líder.

Neste sentido temos então as qualidades de um bom líder:
·        Estar sob a direção de Deus;
·        Saber o que falar e quando falar;
·        Saber ouvir;
·        Ter vontade de ensinar;
·        Ter o tom de voz adequado;
·        Ser humilde;
·        Ser paciente;
·        Reconhecer seus liderados;
·        Saber a quem e o que delegar;
·        Saber formar novos e bons líderes.
Lembre-se: Ser líder é ser formador de opinião, tenha cuidado no seu proceder e no seu falar, pois seu liderado te seguirá em suas ações.
Temos também as qualidades de um bom liderado:
·        Ser humilde;
·        Saber ouvir;
·        Ter muita vontade de aprender;
·        Ser paciente;
·        Ter compromisso; e
·        Fazer as coisas da melhor forma possível.
Lembre-se: Você Nunca poderá ser um bom líder se não for um bom liderado!

Concluindo, ser liderado dentro de qualquer ministério requer o máximo das pessoas, não seja você um mau liderado, pois seu líder e Deus PRECISAM de você, mas não DEPENDEM de você, ou seja, eles sempre buscarão te ajudar e orientar ao máximo, desde que VOCÊ QUEIRA, pois o compromisso tem que ser mútuo.
Bom é isso pessoal!
Agora deixo pra vocês a pergunta: Quais as qualidades de um bom liderado na sua opinião? Deixem seus comentários!!
Fiquem na paz do Senhor Jesus e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Graça e Paz, Débora!

      Fico feliz que tenha sido edificada. Que deus te abençoe

      Excluir