men e submen

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dinâmicas - Parte 2 (Integração e Motivação)

Olá Pessoal !!!

Bom dia =). Vamos para a segunda parte da trilogia de posts de dinâmica!!! Hoje vou postar sobre “Dinâmicas de Integração e Motivação”

Antes, porém =), a nossa mensagem da semana para podermos refletir e nos motivar. Essa é forte, reflitamos nela como cristãos.

Mensagem da semana: Mas ele foi castigado por nossos crimes e esmagado por nossas iniquidades. O castigo que nos salva pesou sobre ele, fomos curados graças às suas chagas (Isaias 63:5)

Agora após esta linda mensagem vamos às dinâmicaaaaassssss!!!!!!!

Vou postar mais 6 dinâmicas para você motivar e integrar seu grupo.

Primeiro as de integração:

1 Conhecendo-me: esta dinâmica é simples ela consiste em assentar os participantes em um círculo e os mesmos vão contar resumidamente sua vida até aquele momento (fatos bons e ruins ocorridos), ela é simples, porém, ajuda muito a entender e conhecer cada indivíduo.

2 Afeto: Esta dinâmica consiste em exercitar manifestações de carinho e afeto. Para isso você precisará de um bichinho de pelúcia. O líder pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (abraço, aperto de mão, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

3 Comunicação: Esta dinâmica tem o objetivo de criar uma comunicação fraterna e madura no grupo. Primeiro deve se distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher. Depois pede-se para os participantes anotarem na figura diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram. Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da cabeça: 3 ideias das quais não abre mão. Diante do coração: 3 grandes amores. Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu. Depois de anotado tudo o lider da dinâmica deverá fazer alguns questionamentos. Exemplo: - Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?

As dinâmicas de integração ajudam o grupo a se desenvolver junto e se conhecer melhor.

Agora as de Motivação:

1 Dinâmica da viagem: O objetivo desta dinâmica é definir as prioridades   nossas vidas. Para começar cada integrante deve ter uma caneta e um papel. O líder da dinâmica pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a falar a narrativa da dinâmica: Lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria? Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado? Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás? Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos? Para o plenário: O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira. Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho? O que me motiva durante as dificuldades? Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem? Qual a retribuição que Deus deu para mim?

2 O espelho: O objetivo desta dinâmica é despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores. Precisaremos de um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo. O líder da dinâmica motiva o grupo: "Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida." Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.

3 Enfrentando seus Problemas: neta dinâmica precisaremos de pedaços de papel e lápis. Cada um recebe um papel e deve escrever uma dificuldade que sente no relacionamento, um medo, problema, etc.. Que não gostaria de expor oralmente. A papeleta deve ser dobrada e colocada num saco. Depois de bem misturadas as papeletas, cada pessoa pega uma qualquer dentro do saco e assume o problema que está na papeleta como se fosse seu, esforçando-se por compreendê-lo. Cada pessoa, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta e usando a 1ª pessoa "eu", fazendo as adaptações necessárias, dirá sua solução para o problema apresentado. Após este exercício ainda compartilhar e conversar sobre a importância de levarmos a cargas uns dos outros, de ajudarmos o nosso próximo, e de percebermos que, embora conselhos nem sempre sejam bons, ouvir as sugestões e visões de outros sobre o nosso problema, pode nos ajudar a encontrar uma outra saída.

As dinâmicas de motivação ajudam o grupo a se sentir mais estimulado a fazer as coisas e a seguir um objetivo.

Bom pessoal é isso!!! Deixem seus comentários

Gente algumas destas dinâmicas eu vi no blog Mover para Deus e são ooootimaaasssss!!! A Silmara é um anjo de Deus mesmooooo, porque o blog dela me ajudou demais e ainda me ajuda muito. Estas são as que eu fiz e planejo fazer. Se você quiser mais dinâmicas clique aqui, e será encaminhado para o blog dela onde você poderá encontrar não só dinâmicas, mas tudo relacionado a dança gospel.


Fiquem na paz do senhor Jesus e até a próxima semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário