men e submen

terça-feira, 5 de abril de 2016

Calça Saruel (Com cós fino)

Olá Pessoal!!!!

Bom mês de Abril a todoooos, graça e paz do senhor Jesus!!!

Como tinha falado antes, estarei postando uma vez por mês, no começo de cada mês, (se tiver mais alguma coisinha eu posto no mesmo mês, mas ficamos combinados em uma postagem por mês).

Pra este mês eu venho com uma postagem de roupaaaa, que eu gosto bastante!!! Eu gosto muito deste assunto, pois todo ministério tem sempre este problema, como fazer roupas, onde comprar, melhores tecidos etc.

Bom vamos primeiro à mensagem, que agora não é mais da semana e sim do mês rsrs!!1

Mensagem do mês: Passamos a vida procurando em pessoas o que só podemos encontrar em Deus!!

Este mês eu vou falar de uma roupa que eu aprendi a pouquíssimo tempo, a calça saruel!!! Aprendi a fazer de uma forma bemmm fácil e todo mundo vai querer fazer pra dançar rsrsr.

Então chega de enrolar e vamos lá!!

Material Utilizado:
  • Tecido 1,20 x 1,20 (Faça com tecidos que possuam elasticidade, ex:  liganete, malha fria, renda de malha com forro de malha por baixo, helanquinha, etc.).
  • 1 Elástico (do tamanho da cintura);
  • 2 elásticos (do tamanho da volta da sua perna onde ficará a barra da calça) este é opcional.
  • Agulha e linha (da cor do tecido);
  • Fita métrica (ou olhômetro rsrsr).
Observações:
  • Não aconselho a fazer esta calça (sem modifica-la) muito longa, pois o gancho dela é bem baixo, se fazer muito longa, sem modificar, atrapalha os movimentos, mas eu vou ensinar uma modificação que resolve este problema no final do post.
  • Vou dividir este post em dois para quem quiser fazer a calça com cós largo e barras largas como as da foto que mostrei. O PAP será disponibilizado em julho/2016.
  • Leia o post até o final antes de começar a fazer sua calça, pois existem observações que devem ser lidas antes de começar os cortes e as costuras.

Como fazer:

1º passo: Abra o tecido no chão.


2º passo: Dobre o tecido ao meio formando um triangulo como na imagem abaixo

                      

3º passo: Primeiro meça sua cintura e divida por dois ex: 80 dividido por dois = 40 cm. (não precisa aumentar a medida, pois o tecido é elástico e passará pelo quadril facilmente). Agora corte a ponta do triangulo com essa medida conforme imagem abaixo. (corte um pouco arredondado a cintura para ficar com um cós mais ajustado ao corpo, caso queira pode cortar reto que também dá certo).


4º passo: Agora meça a circunferência da sua canela e corte as duas outras pontas restantes do triangulo, também arredondado. (ex: circunferência da canela é 30/2=15 cm)

                           

5º passo: agora vire o tecido do avesso e costure as laterais do mesmo conforme abaixo (linha amarela)

Importante>>> Caso você queira fazer uma calça longa que vai até o calcanhar (mencionei no inicio do post)  você terá que aprofundar o gancho da calça agora (antes de costurar a cintura e as barras). Para isso faça o seguinte: com a calça ainda do avesso aprofunde o corte do gancho conforme as imagens abaixo (linha verde) e depois costure.


                       
6º passo: Costure uma bainha larga (mais ou menos 4 cm) na cintura para inserir o elástico. (Para costurar a bainha é somente, com a calça ainda do avesso, dobrar a ponta do tecido da cintura pra fora e costurar na beirada de toda a cintura como está na linha amarela, depois inserir o elástico como na imagem abaixo, e costure as duas pontas do elástico). linha rosa no 1º desenho

7º passo: Costure as bainhas da barra da calça (mais ou menos 4 cm) para inserir os elásticos. (Para costurar a bainha é somente, com a calça ainda do avesso, dobrar a ponta do tecido da barra pra fora e costurar na beirada de toda a barra como está na linha amarela, depois inserir o elástico como na imagem abaixo, e costure as duas pontas do elástico). linhas rosas no 1º desenho

          
Observação: O tamanho da calça na pessoa (com o mesmo tamanho de tecido) vai variar um pouco de acordo com suas medidas de altura, cintura e canelas. Se a calça ficar longa em você (experimente antes de fazer a barra e a cintura)  eu aconselho que aprofunde o gancho, como coloquei no passo 5.

Está pronta!!!

Ela ficará assim (Imagens da internet. Desconsiderem o cós largo, pois ensinarei a fazer o mesmo no próximo post)
                     

Bom pessoal é isso!!

Espero que tenham gostado!!!

Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!

3 comentários:

  1. Olá gostei muito dessa calça quero estar fazendo pro meu ministério. Tem um menino que é mais gordinho, queria saber se eu aumentar a quantidade de tecido vai dar errado? E será que vc tem alguma ideia de quanto tecido usar? Ele é bem cheinho mesmo. Desde já agradeço atenção, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, paz de cristo!!!

      Pra fazer mais ou menos uma conta de quanto tecido você usará eu precisaria saber a medida cintura dele. Mas eu acho que dá certo sim.

      Mas o que não fica legal é a calça ficar colada, ela tem que ficar larguinha e o ideal é que ela seja longa, então sugiro que faça o modelo adaptado para calça longa.

      Lembrando que se for aumentar o tecido tem que ser quadrado se não não dá o tipo de dobra pra fazer o corte.

      Se preferir faça uma calça larga normal de tecido tectel fica muito bom também.

      Espero ter ajudado. Volte sempre.

      Excluir