men e submen

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Expressão Corporal na Dança Gospel

Olá pessoal!!

Hoje venho postar pra vocês um pouco sobre expressão corporal.

Nosso corpo fala e ele tem uma linguagem própria que é a nossa expressão. Na dança gospel, principalmente, acho muito importante se ter expressão corporal, pois não podemos dançar "pulamos de alegria" como se estivéssemos "cansados de tristeza".

Acredito que para adorar a Deus tem que se ter mais do que passos coreografados corretamente (claro que isso também é importante), falo aqui de expressão, pois é como se tivéssemos conversando com Deus com o nosso corpo quando dançamos.

Na bíblia fala em Êxodo 15 que Miriam dançou na presença de Deus com alegria e gratidão, ou seja, ela estava demonstrando sua felicidade através do seu corpo, ela estava utilizando a sua dança como uma forma de adoração. Sua expressão foi tão forte que conseguiu contagiar as outras mulheres para dançar com ela, acho que é assim que a dança deve ser, ela deve contagiar, passar uma mensagem seja de alegria, necessidade de arrependimento, seja gratidão.

Vejo muitos videos de coreografia gospel, pois acho muito bom. Constantemente vejo videos onde os passos estão todos coreografados corretamente, mas não há nenhuma expressão, o grupo que participo  passou e passa por isso, muitas vezes está tudo certinho, mas não tem expressão ou seja nosso corpo não "fala" nada, pois os gestos sem expressão se tornam vazios e automáticos.

Com muito trabalho duro estamos tentando mudar isso, como não podemos ensaiar todos os dias fazemos exercícios em casa e trazemos as respostas no dia do ensaio (exemplo: exercício - treinar expressão triste, dai a gente treina em casa e no ensaio pedimos pra ver a expressão de triste de cada uma quem parecer mais triste vence rsrsrsr). 

Sei que não é fácil, eu mesma demorei muito pra aprender a me comunicar melhor através da dança,pois tinha muita vergonha e ainda tenho. Hoje em dia quando vou dançar eu me esqueço que tem pessoas olhando e faço cada gesto como se tivesse conversando com Deus.

Também busco ver videos de grupos que acho inspiradores, ultimamente vejo bastante videos do ministério Louvor na Terra em Ação (Amo ver todos os vídeos e me arrepio, pois sinto o Espírito Santo quando vejo, um belíssimo trabalho) e da Cia de dança Estúdio do Corpo (também muito belo e uma adoração com atitude). Os vídeos me inspiram tanto para passos quanto para motivação pessoal, pois como acompanho a muito tempo, vejo que eles cresceram muito espiritualmente e os seus ministérios também e sonho em crescer junto com o grupo que participo também e juntos ganhar-mos muitas almas para o reino de Deus.

Onde moro sinto muita falta de ter contato com mais ministérios de dança de outras igrejas, este contato de trocar experiencias e dicas sabe. Acho que compartilhar e muito bom para o ministério crescer, por isso aos lideres dos ministérios de dança peço que nunca retenham conhecimento ou inibam a criatividade do grupo, uma coreografia gospel só dá certo quando todos estão unidos e prestam uma verdadeira adoração ao senhor Jesus.

A partir desta reflexão a dica é procurar exercitar com seu grupo ou ministério de coreografia a expressão corporal nas coreografias e com fé em Deus vocês conseguirão.

Bom é isso pessoal!!!

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários abaixo!

Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!! 

5 comentários:

  1. Graça e PAz!
    Graças a Deus hoje no Brasil existem muitos ministérios comprometidos e dedicados com a Palavra, onde podemos nos inspirar e apreciar uma arte feita com excelência para Deus!
    Continue assim!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Silmara, espero que possamos trocar a cada dia mais novas experiencias. Deus abençoe vc sempre.

      Excluir
  2. Parabéns será uito produtivo essa dinâmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada !!!

      Volte sempre, e fique na paz do senhor Jesus.

      Excluir
  3. ótimo seu blog estou aprendendo muito

    ResponderExcluir