men e submen

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Roupas "Baratas"

Nosso primeiro assunto é a roupa "Barata"!!!

Quando falamos em roupas de coreografia logo vem aquele dilema "O que usar? Não temos muito dinheiro!!!". 

Este é o dilema da maioria dos grupos de coreografia gospel, pois geralmente são muitas pessoas e o "dindin" é curto porque quase ninguém do grupo trabalha e quase sempre os grupos são formados por adolescentes e jovens.

Gente não se preocupem, pois tenho a solução (ou pelo menos parte dela rsrsrsr) para seus problemas!!!!!!

O primeiro passo é PESQUISAR, PESQUISAR, PESQUISAR!!!!!... Sim, a pesquisa dos tecidos ANTES de compra-los é muito importante. Quando não se tem muito dinheiro não podemos correr o risco de comprar o tecido "errado", pois não teremos outro tecido depois e teremos que trabalhar com um tecido que "não queremos".

Os tecidos que mais usamos nas roupas do nosso grupo são: 
  • Cetim (geralmente de forro que é mais barato e tem o mesmo efeito rsrsrsr);
  • Georgete (barato, mas tem que queimar as beiradas ou fazer bainha, pois desfia);
  • Musseline (Também é muito barato, mas não se esqueça da bainha rsrsrsr!!!);
  • Voil (é barato, mas não tem a mesma fluidez do musseline e do georgete);
  • Malha (geralmente malha fria ou liganete);
  • Helanca (cuidado com a helanca light porque é para forro e não é muito boa pra roupa. Dá pra fazer, mas tem que tomar cuidado com o tamanho da roupa, pois ele estica somente pra um lado rsrsrsr).
O segundo passo é a costura. Particularmente acho que este é o passo mais importante do processo de construção do figurino para a dança gospel, pois o figurino não pode ser "escandaloso", tem que ser belo e possuir fluidez. Escolhido o figurino, o meu conselho é confecciona-lo sem precisar de costureira, pois se o preço da costura for caro não compensará ter comprado o tecido mais barato.
O famoso "figurino sem costura" é uma boa pedida neste caso (falaremos deste em outros post's), pois não gastamos dinheiro com a costureira e com o "jeitinho" certo fica muito elegante e profissional (nem vai parecer que foi feito a mão!!!).

O terceiro e ÚLTIMO passo (finalmente rsrsrs) é a escolha dos acessórios. Os acessórios são o "tcham" do figurino. Com os acessórios certos o figurino fica completo e bonito!!!! Como o figurino (geralmente) será usado em diversas coreografias, a dica é usar  os acessórios para fazer a diferenciação do mesmo, eu garanto que isto vai dar outra cara para o seu figurino !!!!


Observação pessoal: Lembre-se que tudo é para honra e glória do senhor Jesus, por isso expresse no seu figurino reverência e respeito, isso agradará os olhos dele!!!!

Fiquem na paz do senhor Jesus, e até o próximo post!!!

6 comentários:

  1. Graça e paz querida. Preciso muuuuuuuuuito de um socorro! Comprei uns tecidos pra fazer umas roupas, saiu tudo certo, menos a saia. Mandei fazer ela de tecido voil, tanto a saia quanto o forro. Po-rém... Ficou hiper mega transparente. E agora eu preciso urgente colocar outro tipo de forro pq o congresso é nesta sexta e não tem condições de dançar com essa saia transparente. Me ajuda, o que eu faço? Que tipo de tecido eu coloco como forro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!!! Graça e Paz,

      Você pode comprar um cetim de forro na cor do seu voil ou em uma cor bem parecida, caso não encontre na mesma cor ou cores parecidas tente uma cor de fundo que combine, ex: voil rosa com cetim branco. É bem barato e tem bastante movimento. Aqui na minha cidade encontrei de apenas 5 reais o metro.

      Outra opção (caso vocês já tenham roupas mais antigas no grupo) é usar uma calça larga por baixo, no meu grupo nós usamos tecidos transparentes também, mas usamos um conjunto de calça larga de cetim e colant. Temos o conjunto branco e preto.

      Espero ter ajudado. Conte comigo para tirar qualquer duvida!!!!

      Excluir
  2. oiii paz
    preciso de um tecido para fazer uma saia longa para coreografia
    queria que fosse uma saia godê

    pensei em fazer de cetim
    mais to em duvida

    qual tecido vc me sugere ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaby !!!

      O cetim é uma ótima opção, pois a saia ficará brilhante, se quiser ela mais fluida dê preferencia para cetim de seda, pois ele tem mais movimento.

      Caso queira algo mais em conta faça com musseline, mas ai precisará de um forro que pode ser de helanca de forro.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Volte sempre amada !!!

      Excluir
  3. Graça e paz.
    Vou fazer um modelo de roupa que leva duas partes. A de cima será um vestido de chiffon estampado e a parte de baixo será um macacão e estou em dúvida qual tecido usar, helanca ou malha. Help!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane, a paz de cristo !!!!

      Não sugiro usar a helanca light, pois ela é pra forro e estica somente de um lado, além de desfiar muito.

      Eu prefiro liganete ou malha fria, pelo fato de ser bem elástico e não desfiar.

      Espero ter ajudado, volte sempre !!

      Excluir