men e submen

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Roupa sem costura (Saia godê Quadrada)

Olá Pessoal !!!!

Hoje o nosso assunto é novamente as roupas sem costura. Estou muito animada com esse assunto ultimamente então vou postar novamente sobre ele rsrsrsrsrsrs.

A dica de hoje é a SAIA GODÊ QUADRADA!!!!!

Essa saia é muito versátil, pois também pode ser usada como bata mula-manca e também como vestido tomara que caia (mas com blusa de manga por baixo). Então por isso gosto tanto dela rsrsrsrs. Fazemos muitos look's com a mesma peça, pro nosso grupo que tem pouco dindin é uma maraviiiiilha rsrsrsrsrs!!!!!!!

Bom vamos lá.

Material utilizado:


  • Musseline 1,40 x 1,40 ( neste caso você precisará colocar um elastico na cintura da saia, é bem simples e não precisa de máquina, só agulha e linha mesmo. Se for usar helanca é só cortar a cintura menor que ai não precisa de elastico, mas neste caso tem que cortar certinho se não também precisará de elástico). 
  • Tesoura
  • Elástico (medida da cintura menos 8cm. exemplo: cintura 80cm, tamanho do elastico: 80 - 8 = 72 cm)
  • Vela
  • Fita métrica (ou o famoso Olhômetro rsrsrs)


Como Fazer:

Primeiro passo: abra o tecido no chão ou em uma mesa;



Segundo passo: Dobrar o tecido ao meio 2 vezes nas linhas azuis (que são os centros da peça). 


Terceiro passo: Com a peça dobrada o tecido ficará com 0,70 x 0,70 de largura e comprimento. Marque no canto da peça a cintura (no canto onde não tem beiradas, pois lá é o centro da peça).  O calculo para a cintura é o seguinte: sua cintura dividido por 6, (eu achava que era por quatro, mas pedi umas dicas pra uma amiga e ela falou de um tal raio da circunferência rsrsrs, e disse que tem que dividir por 6, se ficar apertada a cintura você alarga cortando mais o tecido) (exemplo: sua cintura 120 cm. o que será marcado no canto da peça 120/6 = 20 cm como mostra o exemplo abaixo). Eu geralmente faço isso com a fita métrica, coloco ela em um canto do pano e vou descendo ela até o outro canto como está nas setas verdes, como se fosse um compasso. 

Dica Importante: corte um pouco menor do que 20cm, tipo uns 2 a 3 centímetros a menos (ex: o meu cálculo deu 20 cm então vou cortar uns 17 cm e depois vou aumentando se necessário) e depois vá cortando mais pra alargar a cintura se achar necessário, eu geralmente corto menor do que a cintura depois vou aumentando até conseguir passar a saia pelo quadril, assim quando coloco o elástico a saia fica bem franzida (pois o elástico é do tamanho da cintura)  e dá pra vestir certinho =). 



Quarto passo: Corte o tecido na linha que você fez;



Quinto passo: abra o tecido;


Sexto e Último passo: dobre a bainha da cintura pra dentro e alinhave como se tivesse fazendo uma bainha na beirada do tecido, mas dobre do tamanho do elástico, caso contrário não dará pra você passar o elástico dentro dela. Depois passe o elástico nesta bainha da cintura e costure uma ponta a outra do elástico.



Prontinho !!!! sua saia godê quadrada ficará assim. (não se esqueça de queimar as beiradas com a vela, se não a peça desfiará)



É isso pessoal, agora é só adorar ao senhor com sua saia nova =).


ahhhhh, só pra lembrar caso alguém tenha esta duvida, no fim a saia ficou com 50 centímetros de comprimento (descontamos os 20 da cintura). Então, caso você queira ela maior é só somar sua cintura/4 ao comprimento desejado, comprar um tecido e cortá-lo quadrado com esta medida de cada um dos quatro lados. Mas devo lembrar que está saia é totalmente godê, ou seja, ela gasta muito tecido se for pra fazer ela quadrada fora da medida do tecido (ex: seu tecido tem 1,20, mas você quer um godê quadrado de 1,40). A sobra se dá pelo fato de que o tecido ficará retangular, ai para ele ficar totalmente quadrado é necessário comprar outro retângulo igual e unir a ele. 

Seguem duas opções de como aumentar o comprimento da saia:

Primeira opção (é a que eu acho mais fácil rsrsr.): Faça o procedimento da saia como o paso a passo primeiro e com ela pronta, compre mais 1,80 de tecido, corte 4 tiras de 30cm no sentido do comprimento (4 tiras 30 cm de largura e 1,80 de comprimento) e depois costure estas tiras na beirada da saia, fica bastante legal.

Segunda opção: Compre 3 metros de tecido e recorte neste tecido dois retângulos de 1,50 por 0,75, depois costure os dois retângulos no sentido maior do tecido. Ai você terá um quadrado de 1,5 por 1,5 com duas costuras da lateral. É importante lembrar que você terá uma sobra de tecido de 45 cm de largura e 3mt de comprimento se comprar um tecido de 1,20 de largura. Depois é só iniciar a saia como mostrei no passo a passo acima.

Espero tenham gostado. 


Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!

34 comentários:

  1. Graça e Paz! Josi!!
    Retribuindo sua visitinha ao meu blog =D hehehe
    Seu blog é uma bênção continue assim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silmara, Obrigada !!! AMOOOOOOO Seu Blog as dicas são valiosisssimassssss. Bjos.

      Excluir
  2. ola desculpa pois minha cintura tem 96cm sew eu dividir em 4 da 24 mas ficou mt larga em tecido de cetim posso costurar um elastico largo no cos nw fica mt franzido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tereza, Graça e Paz!!!

      Ficará bastante franzido sim. Este modelo de saia fica franzido no cós, pois o intuito é que a saia possa ser usada por mais de uma pessoa e que não necessite de ziper. Geralmente eu corto um pouquinho menor do que o tamanho da cintura e vou cortando e alargando na cintura até ficar um pouco maior do que a minha cintura, mas não muito maior, assim fica mais franzido e passa pelo meu quadril =).

      Caso queira uma peça mais acinturada sem franzir aconselho fazer uma saia semi godê aberta, esta não precisa franzir, pois é de amarrar na cintura. Tem o PAP dela lá no menu vestes de dança.

      Qualquer outra dúvida estou á disposição. !!!!

      Volte sempre Amada.

      Excluir
  3. ah onde moro so encontro tecidos com metragem de 1,20 ou 1,25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tereza, Graça e Paz!!!!

      Está saia é totalmente godê, ou seja, ela gasta muito tecido se você for fazer ela quadrada mas fora da medida do tecido (ex: seu tecido tem 1,20, mas você quer um godê quadrado de 1,40). A sobra se dá pelo fato de que o tecido ficará retangular, ai para ele ficar totalmente quadrado é necessário comprar outro retângulo igual e unir a ele. Neste caso aconselho você a comprar 1,5 metros de tecido (não tem problema ter 1,20 de largura) e fazer uma saia semi godê curta o passo a passo da saia godê tem aqui no blog, ai é somente você alterar as medidas, pois a que tem aqui no blog é longa . Também terá como colocar elástico só não ficará com pontas como a godê quadrada.

      Mas caso você queira fazer a quadrada seguem duas opções de aumento.

      Primeira opção (é a que eu acho mais fácil rsrsr.): Comprar mais 1,80 de tecido e cortar 4 tiras de 30cm no sentido do cumprimento (4 tiras 30 cm de largura e 1,80 de comprimento) e depois costurar estas tiras na beirada da saia, fica bastante legal.

      segunda opção é : Compre 3 metros de tecido e recorte neste tecido dois retângulos de 1,50 por 0,75, depois costure os dois retângulos no sentido maior do tecido. Ai você terá um quadrado de 1,5 por 1,5 com duas costuras da lateral. Depois faça o procedimento da saia que eu ensinei no passo a passo. Sua saia ficará com cerca de 51 cm de comprimento. É importante lembrar que você terá uma sobra de tecido de 45 cm de largura e 3mt de comprimento se comprar um tecido de 1,20 de largura.

      Espero ter respondido suas dúvidas!!!!

      Volte sempre Amada!!!!

      Excluir
  4. Paz do Senhor!
    Na igreja em que faço parte vamos fazer um teatro "As dez virgens" eu fiquei com a parte do figurino já que tenho experiência rsrsrs
    Pensei delas usarem camisa de malha d3 manga longa e essa saia, só que não entendi bem a parte da bainha da cintura, se puder explicar fico grato ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lukas paz do senhor!!!

      A parte da bainha na cintura é o seguinte: primeiro você vai cortar a cintura da saia como está no passo a passo, depois com a saia do avesso você dobra um pedaço do tecido da cintura pra fora e alfineta, então costura a beirada do tecido, esta beirada deverá ficar com um espaço que é onde você colocará o elástico.

      Segue um vídeo do youtube pra você visualizar melhor o que eu disse, o vídeo é de uma calça, mas a bainha que está ensinando no vídeo é igual a da saia godê quadrada. ai é só você fazer igual que vai dar certo =). Lembrando que no vídeo ela ensina a costurar na maquina, mas dá pra costurar na mão mesmo. =)

      https://www.youtube.com/watch?v=oyaGDkqQZBE


      Fique na paz e volte sempre!!!! Qualquer outra duvida estou à disposição.

      Excluir
    2. Paz do Senhor Jesus , se eu fizer com malha fina ficaria rodada?

      Excluir
    3. Ola a paz de Cristo!!!!

      Mariele, fica sim, pois o que faz ela ficar rodada é o tipo de corte. O que pode ocorrer é que se o tecido for pesado ela não vai abrir tanto por causa do peso, se for um tecido leve como cetim ou musseline ela fica com mais movimento.

      Espero ter ajudado, volte sempre!!!

      Excluir
  5. amei as dicas ...mas queria saber ...se for usar cetim..uso com lycra ou sem lycra? bju bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz de Cristo!!

      Você pode usar o cetim com ou sem lycra, a observação é a seguinte.

      Se for fazer com um tecido sem elasticidade (cetim sem lycra) faça o corte da cintura maior para poder passar pelo quadril.

      Se for fazer com tecido com elasticidade (cetim com lycra) faça o corte um pouco do tamanho da cintura mesmo, pois ele consegue abrir mais para passar no quadril. Se o tecido não for tão elástico assim recomendo que siga o mesmo procedimento para tecido sem elasticidade.

      Espero ter ajudado.

      Volte sempre e fique com Deus

      Excluir
    2. obrigada ...que Deus abençoe pela ajuda.:)

      Excluir
    3. obrigada ...que Deus abençoe pela ajuda.:)

      Excluir
  6. A paz do Senhor!! Adorei a dica, mais tenho uma dúvida!! Somos em 6 meninas eu comprei um metro para cada menina.. Então tenho 6 metros pra fazer 6 saias, só que acho que vai ficar curta. Eu medi o pano e tenho 132 de largura e 150 de altura. Será que preciso comprar mais tecido ou esse tamanho vai dar certo ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a paz de cristo!!

      Eu não entendi muito bem, você comprou 1 metro pra cada menina certo, então cada menina fica com um pano de 1m, por 1,50 que é a altura do tecido (acho que deve ser isso, rrsrs é que não entendi a parte dos 1,32 de largura, se não for você me fala que eu respondo de novo ok)

      Neste caso sua saia pode ficar curta sim, pois quando dobrar o tecido para fazer a saia a medida dela vai ficar com apenas 0,50cm por 0,75cm, ou seja, um dos lados vai ficar bem maior do que o outro. O ideal é que o tecido seja quadrado para a saia ficar como a da foto do post.

      Depois quando você cortar a cintura diminuirá um pouquinho mais, exemplo: o tecido dobrado tem 0,50cm por 0,75cm, quando cortar a cintura (cintura dividido por 6, ex: 80/6 + 1 cm de folga= 14cm +ou-) você terá que descontar de cada lado essa medida, então a saia ficará no final com 0,36cm por 0,61cm. Em um exercício prático a saia fica quase o dobro do tamanho de um lado para o outro, então ela não ficará quadrada.

      Agora, isso significa que você precisa de mais tecido rsrs?!?! Minha resposta é não rsrsrs, economize e invista em outras coisas se tiver dinheiro sobrando.

      O que acontece neste caso é apenas que modelo de saia não se adéqua a sua quantidade de tecido, mas tem outros modelos lindooos de saia que você pode fazer com este tanto de tecido que possui.

      Agora você deve ter perguntado, mas josi quais modelos eu posso fazer ?!?!

      A resposta estará no post deste mês que vai ao blog hj no final do dia =).

      Espero ter ajudado amada.

      Volte e veja o post para se inspirar!!!!!

      Excluir
  7. Olá tudo bem? Adorei as dicas parabéns
    Gostaria de saber se com cetim, seda algo mais brilhante tb ficaria legal? Com esse efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alline, paz de cristo!

      fica sim, o importante é o tecido ser fluido para ter este caimento, então acho que um cetim toque de seda ou uma seda fica bom.

      Volte sempre!!

      Excluir
  8. Olá, bom dia. Musseline desfia?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! a paz de Cristo!

      Desfia sim, para musseline é bom passar a vela nas pontinhas. =).

      Volte sempre!!

      Excluir
    2. Obrigada, sabe algum que seja bom, tenha caimento e não desfie?

      Excluir
    3. Olá Isis a paz de Cristo!!!

      Um tecido bom que não desfia é malha fria com elastano, mas ela é mais cara que o musseline.

      Mas passar a vela é bem simples, se você quiser posso fazer um vídeo e postar pra vocês verem como faz.

      Volte sempre amada!!

      Excluir
  9. se eu fizer esse mesmo passo a passo só q eu quero a barra fique certinha, o tecido tem que ter qtos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá para a barra ficar certinha você tem que arredondar as pontas do quadrado. Se quiser posso inserir esse passo aqui no passo a passo

      fique na paz. volte sempre !!
      f

      Excluir
  10. ai que benção que vc é, com as tuas dicas eu estou fazendo fantasias maravilhosas para o nosso grupo de teatro da igreja. Deus te abençoe grandemente e continue com esse trabalho tão necessário para nós que estamos iniciando nesse mundo da costura.

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor bela
    Suas dica sao muito boas
    Só uma tira uma dúvida referente a circunferência da cintura não seria 6.28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leia, a paz

      6,28 é o valo exato sim, mas ao dividir por 6 ela ficará maior e passará pelo quadril e dará para colocar o elastico. Espero ter ajudado!

      Excluir
  12. a paz gostaria de saber se posso fazer com 1.60 em vez de 1.40? somos um pouco altas(mais o menos 1.68 por ai cada uma ) e aquele tamanho ficou um pouco curto.

    ResponderExcluir