men e submen

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Feliz 2017 !!! Atrasado kkkkk... Começando o ano com ENGAJAMENTO

Olá pessoal!!

A paz de Cristo a todos vocês!!!

Estive meio sumida do blog porque estava com muitas demandas rsrsr. Voltei a estudar e acabei assumindo o núcleo de teologia da igreja em que frequento então... muitaaa correria kkk. Mas hoje resolvi tirar este tempinho para escrever para vocês, pois sei que sempre vem aqui ver se postei algo novo!!

Fazendo um breve resumo de como está o ministério de dança: Agora somos 5 meninas e eu liderando (eu não danço mais... só de vez em quando rsrs), elas estão super animadas e agora recebemos de presente o culto de missões, então todo mês nós que tomamos conta do culto de missões o que é muito legal, pois assim criamos mais responsabilidade e engajamento na obra. 

Engajamento gostaria de começar este primeiro post do ano por esta palavra... ela é muito falada, mas não é todo mundo que sabe o seu significado. Há várias definições para esta palavra no dicionário, mas a que mais gosto é a seguinte:

ENGAJAMENTO: dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade.

Falar de engajamento na teoria é muito legal, mas na pratica eu sempre senti muita dificuldade em me sentir engajada em algo e até mesmo tornar meu grupo engajado em algo e é por isso que hoje eu vou falar sobre: Como tornar seu ministério engajado na obra!!

Não é muito fácil tornar uma equipe engajada, principalmente em Cristo, já que o mundo tem tanto a oferecer e as pessoas a cada dia mais tem se desviado dos caminhos do Senhor, mas fiz uma listinha de algumas práticas que ajudarão vocês nesta jornada, esta listinha me ajudou muito e espero que ajude vocês!!!

A lista tem dois aspectos: A condução do grupo e a condução da vida espiritual.

1º A condução do grupo (para os lideres principalmente!!)
  • Encoraje seus liderados a se manifestarem, e se cresça com a experiência de cada um;
  • Não fique contando todas as suas experiências, mas sim use de suas ideias e experiências para compor as várias ideias do grupo;
  • Divida também seus erros, não somente acertos. Isso faz você descer do pedestal aos olhos da equipe e gera abertura para compartilhar ideias;
  • NÃO SEJA GROSSO COM SEUS LIDERADOS, isso é muito importante!!! se tiver que chamar atenção chame com carinho e respeito, pois gerar exposição na frente dos outros pode gerar desmotivação no grupo;
  • Seja maduro para receber feedback do seu grupo, você não é perfeito e tem falhas então ouça, analise e absorva o que é necessário. Uma dica importante! não leve nada para o lado pessoal, você é um líder então seja maduro para absorver o que lhe cabe e apenas expurgar o que não lhe cabe, continuando sendo amável com todos;
  • Para finalizar, mantenha sua equipe focada, trace um norte que queiram seguir, seja fazer uma roupa nova, criar uma nova coreografia ou algo maior como fazer um congresso, fazer missões com dança na rua etc..
2º A condução da vida espiritual
  • Mantenha sua equipe em constante vigilância. No grupo por exemplo fazíamos muito sorteio de capítulos da bíblia para estudo, eles eram pré-estabelecidos de acordo com o que eu achava que as meninas estavam precisando, por exemplo: se eu via que estava todas desanimadas eu colocava capítulos que falavam de animo, se via que estavam rebelde eu colocava capítulos de vigilância e mansidão; (aqui cabe muito o olhar da liderança)
  • Estimule a espiritualidade na sua equipe. Faça correntes de oração em favor de algum propósito, ajude o circulo de oração, faça campanhas na madrugada em favor de pessoas (geralmente eu acordo as 04:00 ligo para todos e oramos por conferencia pra todo mundo estar acordado, mas se puderem orar na igreja a noite é melhor)
  • Coloque em evidência o motivo de estarem ali. No nosso ministério temos um grito de guerra que é : Pra que é que nós dançamos? Pra ganhar almas pra Jesus!!!!. Então crie algo que conecte seu ministério, seja um grito de guerra, uma musica, uma causa... use sua criatividade para isso e ore, com certeza Deus te dará uma direção;
  • Nunca se esqueça igreja não é diversão!!!. Exatamente isso que quis dizer! Hoje muitos jovens querem levar o mundo para a igreja e querem que tudo seja divertido (demasiadamente) para que eles possam se interessar, mas a obra do Senhor tem que ser levada a sério. Não quero dizer que não possam ter momentos descontraídos  e tal, mas temos que saber que estamos cumprindo uma missão de levar mais pessoas ao reino de Deus e que isso é uma coisa séria!
  • E para finalizar o Amor. Saiba escolher quem vai subir para ministrar no altar, pois se esta pessoa não tiver amor por isso de nada adiantará todas as coisas que falei acima. E para você que já está no altar: AME O QUE FAZ COM TODO O SEU CORAÇÃO!!! Pois se Deus te deus este dom e lugar para estar é porque ele acredita em você... então não desaponte-o!! 
Bom pessoal para o primeiro post do ano é isso!!!

Fiquem com Deus e até o próximo post!!!

3 comentários:

  1. Que bom que vc voltou, estava com saudade e sempre vinha aqui ver se vc tinha atualizado!!! Amo quando vc escreve!!! E nos mantenha antenada sobre figurinos sem costura eu gosto muito! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayana,

      Realmente fiquei em débito com os leitores. Prometo ser mais frequente agora =).

      Excluir
    2. Este ano postarei roupas, mas tambem focarei em estudos... acho que vocês vão gostar!!

      Excluir