men e submen

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mártires da Igreja Protestante - Parte 1 (Martinho Lutero)

Olá pessoal!!

A paz de Cristo a todos vocês!!!

Fiquei uns meses afastada do blog, estava experimentando momentos de intimidade com o Senhor  e aprofundando mais em conhecimento para poder compartilhar com vocês ! Mas agora voltei de vês rsrs e vamos seguir na nossas caminhada de conhecimento com Cristo.

Primeiro quero contar porque decidi ter meu tempo em secreto com Deus. 

Eu comecei a observar que no meio em que estou envolvida na igreja não estávamos tendo um verdadeiro encontro com Deus, pessoas sentadas no banco (inclusive eu) sem estar totalmente ligada no trono, algumas inclusive desconhecendo a história do nosso povo.

Isso começou a me revoltar, muito!!!! Sim eu comecei a pensar que tipo de cristã eu sou?!?!? Não conheço Deus, Não conheço meu povo, não conheço a nossa história. Isso é triste para um cristão!!! por isso decidi começar a estudar mais a bíblia, a nossa história pós bíblia e orar nas madrugadas pedindo sabedoria para interpretar tudo que lia. E neste ponto que decidi compartilhar com vocês. Ainda estou aprendendo, mas Deus me incomodou sobre isso, sobre como não o conhecemos e queremos ter intimidade com ele. 

Então o primeiro ponto que ele me tocou para falar foi sobre nossa história, sim a história do Cristianismo protestante. é necessário que conheçamos nosso povo, pois não há intimidade sem conhecer a Deus e para conhecer a ele precisamos saber da nossa história, porque para chegarmos aqui, até este cristianismo protestante que conhecemos, muitos pagaram com sangue. 


Hoje vou falar sobre Martinho Lutero

Não podemos falar sobre este homem, sem falar sobre a Reforma Luterana e sobre suas 95 teses pregadas na porta do Castelo de Wittenberg desafiando autoridades em teologia para uma disputa escolástica.

Nestas teses Lutero criticava aquilo que ele encarava como uma espécie de “negociação da salvação” por meio das indulgências, mas antes mesmo da publicação das 95 teses, concentradas no tema das indulgências, Lutero havia escrito, em 1516, a obra “Comentários da Carta aos Romanos”, na qual buscava discutir três pontos da doutrina católica: o conceito de pecado, a questão das boas obras e a questão do livre arbítrio.

Poucas pessoas na história do cristianismo têm sido discutidas tão acaloradamente como Lutero. Ele mudou o curso da história pela coragem, desafiando o poder do papado e do império, mantendo pontos de vista contrários à prática e preceitos da religião estabelecida, o catolicismo romano, por serem conflitantes ao conteúdo da Bíblia. 

Em 31 de outubro de 1517, quando Lutero pregou suas famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não tinha a intenção de criar uma turbulência religiosa. Ele anunciou as teses na véspera da festa de Todos os Santos e o impacto foi tal que marcou a data de 31 de outubro, como o início da Reforma Protestante e da reafirmação da palavra Deus. Lutero, então, abertamente em conflito com a Igreja Católica Romana, foi excomungado no início do ano seguinte. O papa Leão X exigiu que Lutero se retratasse pelo menos de 41 de sua teses, mas o monge alemão, já famoso em toda a Europa, rejeitou publicamente. Foi o último passo para o que se tornaria a Reforma Protestante. 

Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther, morreu de derrame cerebral em 18 de fevereiro de 1546, mas sua coragem deu origem a reforma protestante que precedeu o cristianismo protestante atual (denominado hoje no Brasil como Evangélicos). Após falar um pouco sobre ele e sobre sua contribuição, gostaria que vocês refletissem e pesquisassem. Não vou contar tudo aqui, meu intuito é te instigar a pesquisar. Procurar sobre a reforma protestante, pesquisar sobre a nossa história!!! 

É importante você saber, você que se diz Cristão precisa saber a verdade sobre o passado do nosso povo. Não podemos mais ir a igreja e apenas ficarmos sentados esperando "vitórias fúteis". Os mártires desde a fundação da igreja pagaram com suas próprias vidas para que a verdade fosse passada de geração em geração e a nossa missão é continuar esse legado deixado, passando adiante a mensagem verdadeira, que não fala somente sobre bençãos, mas fala sobre aflições, lutas, lutas verdadeiras, não lutas sobre coisas que não fazem sentido!!

Bom pessoal por hoje é isso!!! Espero que pesquisem e se tornem mais fortes em Cristo!!

Fiquem na paz de Cristo e até o próximo post!!

Um comentário:

  1. Que bom que voltou e com Nova visão.Muito edificante este blog.

    ResponderExcluir