men e submen

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dinâmicas - Parte 1 (Expressão Corporal)

Olá Pessoal !!!

Bom dia =). Estive ausente semana passada, mas esta semana estou de volta rsrsrs!!!!

Mensagem da semana: A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18)

Hoje vou postar sobre dinâmicas pra você fazer com seu ministério de dança. Eu separei as dinâmicas em 3 tipos e por isso farei 3 posts sobre o assunto, pois se colocar tudo em um post só fica muito grande. 

Os tipos de dinâmicas que quero escrever são: 
  • Dinâmicas de estimulo a expressão corporal: Estas dinâmicas tem o objetivo de auxiliar o grupo nos movimentos e expressões usados durante a dança. Elas são muito boas para trabalhar a expressão.
  • Dinâmicas de integração e motivação: Estas dinâmicas são muito usadas para novos grupos e grupos que estão desanimados, elas auxiliam na interação do grupo e na animação do mesmo, pois com o passar do tempo muitas vezes nos deparamos com ministérios desanimados e desatentos.
  • Dinâmicas de relaxamento: Estas dinâmicas são muito usadas em dias de treino intenso, elas são geralmente ministradas ao final do ensaio para relaxar a equipe e diminuir a tensão.

Hoje vou postar sobre Dinâmicas de estimulo a expressão corporal:

O conceito vocês já sabem, então vamos às dinâmicas. Vou postar 3 (O interessante é fazer as três em um dia só, pois uma complementa a outra):

1ª Consciência do Corpo: Esta é muito interessante rsrsrs. É o seguinte, para termos expressão, primeiro temos que possuir consciência do nosso corpo, por isso gosto desta técnica! ela consiste em 3 fases: Respiração, meditação e reconhecimento. Primeiro o grupo senta- se no chão em uma posição confortável (coloca-se uma musica lenta) e eles vão respirar fundo pelo nariz e soltar pela boca com os olhos abertos (durante 2 minutos), depois eles fecham os olhos (ainda respirando com a técnica) e vão exercitar os sentidos, primeiro mexendo os músculos (contraindo e descontraindo os músculos da perna e braço), sentindo o coração batendo, o ar entrando e saindo do corpo (durante 3 minutos). Depois eles vão levantar (ainda com a técnica de respiração), e vão dançar uma musica lenta e depois e uma musica rápida, mas tem que ser respirando com a técnica, e sentindo cada movimento realizado, se for pular ou impulsionar o corpo devem inspirar o ar, ao cair e descontrair o corpo devem liberar o ar, assim os movimentos serão gerados com mais expressão e leveza. Embora pareça esta não é uma técnica de relaxamento rsrsrs.

2ª Mãos que Falam: Esta é mais uma técnica que gosto muito, pois quando comecei a dançar minhas mão não falavam rsrsrsrs. Meio estranho né!!!!mas eu vou explicar. Constantemente vemos nos ministérios de dança os bailarinos dançando olhando para o chão ou com o corpo desconexo da cabeça, ou com as mãos bobas com os dedos fechados (como se estivessem fechando as mãos). Deste modo a dança fica horrível, pois parece que a pessoa está com preguiça. Por isso eu gosto desta técnica. Ela é assim: primeiro colocamos uma musica lenta e o grupo vai começar a fazer passos com as mãos e braços com os olhos fechados, mas olhando para as mãos (é como se eles sentissem pra onde a mão vai e seguissem com a cabeça, mesmo sem ver as mãos), sem mexer os pés, depois eles terão que olhar para as mãos onde elas forem, ainda sem mexer os pés.  Depois, no último desafio, coloca-se uma musica agitada e as pessoas tem que dançar com os dedos bem esticados e olhar pra mão, agora poderá mexer os pés, mas o líder terá que olhar se eles estão olhando para as mãos. Esta técnica parece simples, mas ajuda muito na expressão =). O tempo dela é definido pelo líder.

3ª  Imitando animais: Sim imitando animais rsrsrsr. Esta é a dinâmica que eu mais gosto de fazer, ela consiste em imitar os animais e dançar. Funciona assim, os participantes dão a mão e formam um circulo, depois eles soltam as mãos. É soltada uma música agitada, então os participantes começam a dançar de repente a musica para e então cada pessoa tem que imitar um animal, com sons e gestos, quem não imitar paga ma prenda. Essa é uma dinâmica simples que serve pra trabalhar a mudança de expressões corporais e faciais pois o grupo passa a perder a vergonha quando dança.


Bom é isso pessoal!

Espero que tenham gostado e caso queiram saber sobre outros tipos de dinâmicas mandem um comentário que eu respondo !!!

Fiquem na paz do senhor Jesus e até o próximo post!!!

4 comentários:

  1. Prezada irmã,


    Graça e Paz.


    Gostaria de convidá-la a participar de uma iniciativa que visa criar uma unidade maior entre blogueiros cristãos (evangélicos) e ao mesmo tempo possibilitar a troca de experiências entre nós.

    É muito simples. Basta acessar nosso blog, compartilhar o nosso banner e enviar links de sua postagem no menu correspondente.

    Ajude a propagar essa ideia, ajude a fortalecer o Reino de Deus na grande rede.

    Acesse: http://www.blogueirosdefe.com.br/



    Quaisquer dúvidas, basta enviar e-mail para jesusmar@guardiaodafe.com

    ResponderExcluir
  2. muito boa as dinâmicas, queria dinâmicas que trabalhassem a criatividade do grupo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dinâmicas:D
    Muito legal p se trabalhar com o ministério de dança.

    ResponderExcluir